Pensamentos

Pensamentos

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Higienismo - Aprenda a Ser Saudável




Mais do que um regime, o higienismo é uma filosofia de vida. Segundo seus princípios, quem o pratica, perde peso, restabelece a saúde, e recupera a disposição e a alegria de viver.



O higienismo está baseado em 5 princípios:


1- Ingerir 70% dos alimentos crus
2- Não comer em excesso
3- Evitar alimentos que produzam toxinas
4- Combinar alimentos corretamente
5- Respeitar as etapas do processo de digestão


O consumo de alimentos in natura é importante porque eles são uma preciosa fonte de enzimas, fibras e líquidos. Para entender melhor, as enzimas são o princípio vital das moléculas das células e um elemento indispensável para que certas reações químicas aconteçam no nosso organismo. Elas estão presentes em frutas, verduras e legumes crus, já que são sensíveis a temperaturas acima de 80oC e, quando cozidas, morrem.

As fibras - encontradas em abundância nesses alimentos - têm papel muito importante na eliminação de gorduras e toxinas porque agem como verdadeiras 'vassourinhas detergentes' no intestino. Já os líquidos ajudam a manter os 70% de água que há em nosso corpo (assim como no planeta) em perfeito equilíbrio.



Parcerias que não Funcionam




Frutas com qualquer outro tipo de alimento

Frutas só combinam com frutas. Seu tempo de digestão é de 30 minutos. Se for associada com outro alimento ficará muito mais tempo no estômago, fermentando e estragando tudo o que estiver junto com ela. Portanto, após comer uma fruta, espere no mínimo 1/2 hora antes de ingerir outra coisa. E não as coma como sobremesa. Em tempo: frutas secas demoram cerca de uma hora para serem digeridas, mas podem ser combinadas com as frescas na mesma refeição. E há algumas neutras, como limão e abacate, que podem ser usadas em pratos de saladas como ingrediente ou tempero.

Proteínas com carboidratos

O tempo de digestão das proteínas (carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas) é de 4 horas. Dos carboidratos (batata, raízes, cereais, massas e farináceos), 3 horas. Cada um desses alimentos precisa de um suco digestivo diferente para ser digerido, e esses sucos não combinam entre si. Em outras palavras: se consumir proteína e carboidrato na mesma refeição, a reação química entre eles será neutralizada e a digestão anulada. Conclusão: depois de comer uma proteína, aguarde 4 horas antes de ingerir outro alimento. Após comer um carboidrato, espere 3 horas.

Proteínas com proteínas

Não combine numa mesma refeição duas proteínas diferentes. Exemplos: bife à parmigiana (carne + queijo), omelete de queijo (ovos + queijo), bife a cavalo (carne + ovo). Quando ingeridas simultaneamente, o organismo não consegue processá-las direito e acabam apodrecendo no estômago.

Líquidos e sólidos

Tomar líquidos durante a refeição dilata o estômago e atrapalha a digestão, já que dilui os sucos digestivos e diminui seu poder de atuação. Portanto, beba líquidos até 10 minutos antes ou 2 horas depois.

Respeitar as etapas do processo digestivo

Depois de escolher os alimentos corretos, é hora de aprender a comê-los de acordo com os ciclos determinados pelo higienismo. No gráfico abaixo você vai conferir que existe o momento certo para ingerir alimentos, assimilar nutrientes e eliminar resíduos...

Eliminação das 4hs ás 12 hs: Momento em que o organismo se livra dos resíduos não aproveitados. Os únicos alimentos liberados nesse horário são as frutas.

Ingestão das 12hs ás 20 hs: Período que devem ser feitas as refeições ( almoço e jantar )


Assimilação das 20 hs ás 4 hs: Durante este período não se pode comer nada, o organismo está assimilando os alimentos ingeridos durante o dia.


Fonte: Planeta Natural - Equipe de Jornalismo

jornalismo@planetanatural.com.br

2 comentários:

  1. Olá Talita, muito informativa sua matéria. Percebi que já pratico alguns hábitos, mas aprendi outros que não sabia.
    Parabéns, muito bom.
    Um grande abraço!
    Lú.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante tudo isto querida...vemos ai a importancia em se respeitar cada tipo de alimento...manter horários...gostei de saber mais sobre o tema.
    Vou tentar aplicar no meu dia a dia.
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails