Pensamentos

Pensamentos

sábado, 27 de novembro de 2010

Ciclamato de sódio



Olá amigos, resolvi postar sobre o ciclamato de sódio porque ele é o adoçante presente na maioria dos refrigerantes diet e zero aqui no Brasil, e também é utilizado em uma vasta quantidade de produtos desse gênero, é só ler o rótulo.




Usos


É usado como adoçante artificial não calórico em diversos alimentos e bebidas, e na indústria farmacêutica. É numerado como aditivo alimentar com o Número E "E952". É mais estável que o aspartame e a sacarina, podendo por isso ser levado a altas e a baixas temperaturas.

Questões médicas


Esta substância era usada no Japão como um adoçante artificial ("chikuro") até ser banida em 1969, graças ao trabalho de Kojima e Ichibagase, na década de 60, apresentaram publicações em que confirmavam ciclamato de sódio (e portanto, igualmente o de potássio) não era eliminado plenamente, mas é metabolizado como ciclohexilamina, uma substância carcinogênica.



O ciclamato, associado à sacarina na proporção 10:1, até então consumido em grandes quantidades nos EUA, foi interpretado pelo FDA como indutor de câncer de bexiga em ratos. Posteriormente a estes estudos, o US Department of Health, Education and Welfare proibiu seu uso nos EUA em 1969, quando apresentou-se que este composto não possuía qualquer valor no tratamento da obesidade ou diabetes



Apesar destas pesquisas e decisões, o World Health Organization's Joint Expert Committee on Food Additives em 1977 aprovou o ciclamato de sódio como adoçante em alimentos e bebidas. Contudo, os americanos continuam com a proibição. O uso do ciclamato de sódio é liberado em mais de 55 países, incluindo Brasil, Alemanha, Finlândia, Paquistão, África do Sul, Suíça e Canadá.



Os ciclamatos, quando ingeridos em grandes quantidades, produzem diarréia em humanos.




fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclamato_de_s%C3%B3dio

2 comentários:

  1. Olá Talita querida.
    Obrigada por postar esta informação para o nosso esclarecimento e conscientização.
    Tenha um excelente Domingo.
    Um grande beijo em seu coração!
    Lú.

    ResponderExcluir
  2. Talita. Ótima postagem informativa. Eu mesma não sabia disso. Ficarei agora mais atenta e consciente dos prejuízos que causam à nossa saúde. Beijos e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails